O Messias

O Messias: Plateias impressionantes por quase 300 anos

A obra O Messias é frequentemente associada ao Natal, mas foi originalmente uma oferta de Páscoa quando estreou no Musick Hall em Dublin, em 13 de abril de 1742. O oratório relata a história da vida de Cristo em três seções, incluindo Seu nascimento, Sua morte e futura Ressurreição.

O brilhante oratório de Handel teve um começo humilde. Em 1741, nadando em dívidas e deixando de ser um compositor adorado, Handel aceitou o convite para fazer um concerto beneficente em Dublin, na Irlanda. Em 22 de agosto, com 56 anos de idade, ele se trancafiou em sua casa em Londres e começou a compor músicas com textos bíblicos anunciando a vida de Jesus Cristo. Em apenas 23 dias, ele completou um oratório de 260 páginas e deu a ele o nome de "O Messias".

Cerca de 40 anos depois da estreia do oratório O Messias, o musicólogo inglês Charles Burney escreveu: "Esta grande obra foi ouvida em todas as partes do reino, com crescente reverência e alegria; alimentou os famintos, vestiu os nus, cuidou dos órfãos e enriqueceu os gerentes de oratórios mais do que qualquer produção neste ou em qualquer outro país".

O Coro está familiarizado com a obra de Handel. Ao longo dos anos, o Coro apresentou seleções da obra e o oratório O Messias inteiro várias vezes. Inclusive, a gravação de 1959 da obra O Messias, realizada por Eugene Ormandy, a Orquestra da Filadélfia, Richard Condie e o Coro do Tabernáculo, foi colocada no Registro Nacional da Biblioteca do Congresso em 2005 por causa de seu significado histórico. Foi um álbum de sucesso e uma das gravações clássicas mais marcantes daquela época, estabelecendo uma referência para gravações musicais clássicas, continuando inigualável.

Em março de 2016, a mais nova gravação do oratório de Handel do Coro ficou disponível. Essa nova gravação do oratório O Messias é uma edição de Mack Willberg para um grande coro e orquestra que, de modo excepcional, retém a estética barroca da obra de arte original de Handel. Tendo como base a pesquisa histórica e a tradição das apresentações musicais barrocas, Mack Wilberg criou o oratório O Messias de nossa própria época. Duas versões estarão disponíveis: o "Oratório completo", contendo cada movimento do oratório O Messias em um CD duplo com um DVD bônus, e "Destaques", contendo coros e solos selecionados.